Como tudo precisa acontecer mesmo em meio à pandemia, muitas instituições e empresas passaram a fazer reuniões online e vídeo chamadas. Isso não é diferente para os condomínios, que hoje fazem reunião de condomínio online.

Isso acontece graças às plataformas que permitem a interação de diversas pessoas de diferentes locais. Assim como ocorre pessoalmente, esse espaço vira ambiente de deliberações sobre os assuntos em pauta e colaboram para que o condomínio não fique com nenhum assunto pendente.

Um síndico não pode tomar certas decisões sozinho, sendo assim, é preciso recorrer à assembleia. Reuniões online ajudam em situações de crise, como o isolamento social.

Assembleia de Condomínio Online
Assembleia de Condomínio Online

Há a escolha da plataforma a ser usada

Existem algumas ferramentas para reuniões online, muito usadas hoje em empresas e instituições. 

Antes de marcar a reunião e enviar o edital de convocação, você precisa selecionar essa ferramenta. Analise as opções e escolha a que mais atende à necessidade dos moradores do seu condomínio.

Condôminos são informados da assembleia online

Você deve fazer a convocação normalmente, como pede a convenção do condomínio. Por meio dela, haverá informações como corriqueiras como dia, hora e local, porém, dessa vez terá o acréscimo das informações sobre a reunião online. 

Oriente os condôminos sobre a plataforma a ser usada e dê tempo hábil para que tirem dúvidas.

É interessante enviar um passo a passo para acessar a reunião

Uma vez escolhida a plataforma para reunião e descrita no edital, é importante ajudar aos condôminos sobre o acesso. Uma alternativa é enviar via mensagem, como WhatsApp ou e-mail, um passo a passo para acessar. Afinal, nem todos estão familiarizados com a plataforma e isso ajuda para que se preparem

Procurações são validadas antes

Já que a reunião será online, aqueles que usam procurações para representação devem enviar ao síndico com antecedência. 

Nesse sentido, a Internet é mais uma vez aliada, pois devem ser enviadas digitalizadas para o síndico. Isso precisa ser feito com o mínimo de 48 horas de antecedência para assembleia.

As votações acontecem por meio de enquetes

Durante a reunião, as plataformas ajudam a dividir os momentos em cada um terá a palavra. Essa função é de quem preside a assembleia, como acontece tradicionalmente. Assim, apenas falará aquele para quem o presidente passa a palavra, essa pessoa será ouvida por todos os presentes.

Além disso, há recursos como enquetes que ajudam na hora das votações. Daí a importância de saber sobre a plataforma antes de escolher a ideal para a reunião do condomínio.

A dinâmica em torno da reunião de condomínio online é bem parecida com a tradicional. É muito importante seguir normalmente aquilo que diz a convenção do condomínio. 

Somado a isso é necessário ser transparente em relação à plataforma usada e dar o suporte preciso para os condôminos participarem. Sabemos que o condomínio não pode parar e como todos devem participar ativamente, a Internet é a aliada no momento.

Gostou? Caso precise de mais segurança para o seu condomínio, tais como Segurança Eletrônica para Condomínio, Portaria Remota para Condomínio e Terceirização de Mão de Obra pra Condomínio.

Sérgio Leocadio – Diretor Grupo NVS

Compartilhe:

×